Esperanto
Você acha que é certo todas as pessoas do mundo terem que pagar caro e dedicar horas de estudo para aprender inglês, enquanto que uma pequena parte das pessoas do mundo já "nascem sabendo"?
E, se fosse o português a língua mundial? Como você se sentiria? "Sortudo" poderia ser a resposta, mas, de qualquer forma, a comunicação entre pessoas de diferentes países continuaria injusta, uma vez que somente um número restrito de pessoas no mundo teria seu próprio idioma como idioma internacional.
Para quem não depende da comunicação internacional, isso talvez não seja um problema. Mas há em muitos lugares do mundo pessoas como nós que sofrem pela falta de um comunicação internacional eficaz. Uma vez que há milhares de idiomas no mundo, e que existe uma real necessidade de se ter um idioma internacional, que favoreça a comunicação entre as nações, como podemos ser justos, ou seja, como podemos ter um idioma internacional que não previlegie nenhuma cultura?
Por essas e outras razões ainda mais instigantes, foi criado o Esperanto. Uma língua neutra, que não pertence a lugar algum, e ao mesmo tempo é a lingua mais fácil de ser aprendida.
Quer saber mais? Clique aqui, e leia a página.
Quer aprender Esperanto? Isso é muito bom! Para isso, cadastre-se no lernu! ("aprenda" em esperanto) e mãos à obra!